Guilherme Fonseca Faro
Advogado | OAB de n° 35.334
Escritor | Empreendedor
Os 20 Top livros mais vendidos
Este artigo analisa os perfis e hábitos de leitura dos brasileiros a partir dos livros mais vendidos da Amazon em 2024. Utilizando os dados dos 20 títulos mais populares, observou-se predominância de obras de autoajuda, espiritualidade e ficção, atraindo majoritariamente mulheres e leitores mais velhos em busca de desenvolvimento pessoal e entretenimento. Apesar da população ler em média 5 livros por ano, os perfis variam conforme temáticas e propósitos de leitura.
Palavras-chave: perfis de leitores; hábitos de leitura; livros mais vendidos; Brasil.
Os livros mais vendidos em um país refletem interesses e perfis de seus leitores. Analisando os títulos mais populares, pode-se traçar um panorama dos hábitos de leitura da população. Este artigo objetiva investigar quem são e o que buscam os leitores dos livros mais vendidos no Brasil.
Foram analisados os 20 livros mais vendidos da Amazon Brasil em fevereiro de 2024. Por meio dos títulos, temáticas e gêneros, foram traçados perfis dos possíveis leitores. Também foram consultadas pesquisas sobre hábitos de leitura dos brasileiros.
Dentre os 20 livros, 10 eram de ficção, autoajuda, espiritualidade e relacionamentos. Destacam-se os leitores cristãos (Café com Deus Pai, À Espera de Um Milagre) e mulheres ávidas por histórias de amor e personagens femininas fortes (Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Todas as suas (im)perfeições). Também se percebe interesse por autodesenvolvimento (Hábitos Atômicos, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas). Segundo o IBOPE, o brasileiro lê em média 5 livros por ano. 55% dos leitores são mulheres.
Os perfis refletem o propósito da leitura para o brasileiro: entretenimento, inspiração, conhecimento. A predominância de ficção e autoajuda corrobora pesquisas que mostram que 72% dos brasileiros leem por prazer e 89% para adquirir conhecimento (Prumo, 2012). Mulheres consumindo mais literatura também é tendência histórica no Brasil (Schapper, 2012). Os dados demonstram que, apesar de ler pouco, o brasileiro vê valor no livro.
Os livros mais vendidos atraem majoritariamente mulheres buscando entretenimento e desenvolvimento pessoal. Entender esses perfis permite ao mercado editorial orientar a produção. Novos estudos poderiam investigar outros fatores como escolaridade, renda e idade dos leitores.
Comentarios