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Conservadorismo e o Eurasianismo : qual o futuro das bases de pensamento?

Guilherme Fonseca Faro

| Advogado

| Data: 12.06.2024, 18:22. (com pendência de publicação, no migalhas).

| Publicado: 12.06.2024, 19:06.


Ocidente x Oriente
Conservadorismo

 
 

Resenha: Olavo de Carvalho e Aleksandr Dugin, conquanto critiquem o liberalismo ocidental e defendam valores tradicionais, divergem em ideologias, contextos, visões estatais e bases filosóficas, pois o brasileiro defende um conservadorismo liberal cristão anti-marxista cultural, ao passo que o russo advoga pelo eurasianismo nacionalista anti-ocidental.

 

Palavras-chave: Conservadorismo, Liberalismo, Eurasianismo, Olavo de Carvalho, Aleksandr Dugin.

 

1.  Introdução

 

O conservadorismo contemporâneo abrange uma ampla gama de perspectivas e correntes de pensamento. Nesse contexto, as visões de Olavo de Carvalho, filósofo brasileiro, e Aleksandr Dugin, teórico político russo, têm ganhado destaque e influência significativa em seus respectivos países. Embora compartilhem uma crítica ao liberalismo ocidental e uma defesa de valores tradicionais, suas abordagens apresentam distinções fundamentais.

 

2.  Similaridades

2.1.  Crítica ao Liberalismo.

 

Tanto Olavo de Carvalho quanto Aleksandr Dugin criticam o liberalismo ocidental, vendo-o como decadente e corrosivo para os valores tradicionais. Ambos percebem o liberalismo como uma força que enfraquece as estruturas sociais e culturais estabelecidas, promovendo a erosão da identidade nacional e da coesão comunitária.

 

2.2.  Apoio a Valores Tradicionais.

 

Carvalho e Dugin compartilham a defesa da preservação de tradições culturais e religiosas contra o que percebem como forças destrutivas da modernidade. Eles advogam por uma maior ênfase na manutenção das heranças históricas, das crenças religiosas e dos costumes enraizados em suas respectivas sociedades.

2.3.  Influência Política

 

Tanto Olavo de Carvalho quanto Aleksandr Dugin têm exercido uma influência significativa em seus países, moldando o pensamento de muitos conservadores e impactando o discurso político. Suas ideias têm sido amplamente disseminadas e têm encontrado ressonância entre grupos conservadores e nacionalistas.

 

3.  Diferenças.

3.1.  Ideologia Central.

3.1.1.  Olavo de Carvalho.

 

Olavo de Carvalho enfatiza a luta contra o marxismo cultural e o progressismo, defendendo uma visão conservadora liberal com forte base cristã. Sua crítica se concentra na proteção dos valores ocidentais tradicionais contra o que ele percebe como uma influência comunista na política e na cultura.

 

3.1.2.  Aleksandr Dugin.

 

Por outro lado, Aleksandr Dugin promove o eurasianismo, uma ideologia que mistura elementos de tradicionalismo, nacionalismo russo e uma rejeição tanto do liberalismo ocidental quanto do comunismo marxista. Ele advoga por uma civilização eurasiática distinta do Ocidente, com a Rússia como líder espiritual e cultural.

 

3.2.  Contexto Geopolítico.

3.2.1.  Olavo de Carvalho.

 

O foco de Olavo de Carvalho é principalmente no Brasil e na América Latina, onde ele combate o que vê como influência comunista na política e na cultura da região.

 

3.2.2.  Aleksandr Dugin.

 

Por outro lado, Aleksandr Dugin concentra-se na Rússia e na Eurásia, advogando por uma civilização eurasiática distinta do Ocidente, com a Rússia como líder espiritual e cultural.

 

3.3.  Visão sobre o Estado.

3.3.1.  Olavo de Carvalho.

 

Carvalho defende a limitação do poder estatal e a liberdade individual, criticando o intervencionismo estatal e o que ele considera uma excessiva regulamentação da vida social.

 

3.3.2.  Aleksandr Dugin.

 

Em contraste, Dugin apoia um Estado forte que defenda a identidade cultural e espiritual contra a globalização ocidental. Ele vê o Estado como um pilar central na preservação da identidade nacional e na resistência às influências externas percebidas como ameaçadoras.

3.4.  Bases Filosóficas.

 

3.4.1.  Olavo de Carvalho.

 

Olavo de Carvalho é influenciado pelo cristianismo e pela filosofia ocidental clássica, com forte ênfase em pensadores como Aristóteles e Tomás de Aquino.

 

3.4.2.  Aleksandr Dugin.

 

Por outro lado, Aleksandr Dugin baseia-se no tradicionalismo integral, incluindo pensadores como René Guénon e Julius Evola, bem como na geopolítica de Carl Schmitt.

 

3.5.  Abordagem ao Globalismo.

 

3.5.1.  Olavo de Carvalho.

 

A crítica de Olavo de Carvalho ao globalismo se concentra na proteção dos valores ocidentais tradicionais contra o marxismo e o progressismo, que ele vê como forças corrosivas para a identidade nacional e cultural.

 

3.5.2.  Aleksandr Dugin.

 

Dugin, por sua vez, rejeita o globalismo ocidental em favor de uma visão multipolar do mundo, onde diferentes civilizações coexistem com soberania e identidade própria. Ele se opõe à hegemonia ocidental e defende a autonomia das civilizações não-ocidentais.

 

4.  Considerações.

 

Embora Olavo de Carvalho e Aleksandr Dugin compartilhem uma crítica ao liberalismo e uma defesa de valores tradicionais, suas visões divergem em diversos aspectos fundamentais. Carvalho é um conservador liberal com foco na luta contra o marxismo cultural, enquanto Dugin promove o eurasianismo e uma visão multipolar contra a hegemonia ocidental. Essas diferenças refletem os contextos geopolíticos distintos em que esses pensadores estão inseridos, bem como suas bases filosóficas e ideológicas divergentes. Enquanto Carvalho baseia-se no cristianismo e na filosofia ocidental, Dugin se inspira no tradicionalismo integral e na geopolítica de Schmitt.

 

 


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